Curso de Farmácia participa do Programa "Saúde na Estrada"

Os alunos do curso de Farmácia participaram no dia 15/06/2011(quarta-feira) da campanha “Saúde na Estrada”, promovida pelos postos Ipiranga.

O evento ocorreu durante o dia todo no Posto Cerradão situado na BR-050 próximo à cidade de Araguari.




Passar horas sentadas e dirigindo, se alimentar e dormir mal, falta de tempo e de exercício e sedentarismo fazem parte da rotina dos carreteiros, que muitas vezes desconhecem o risco que essas situações podem representam para a sua saúde.




Doenças como diabete, colesterol, pressão alta, obesidade, Estresse, quase sempre são ignoradas por esses profissionais já que os sintomas podem ser confundidos com o cansaço da profissão e o diagnóstico exato só pode ser dado através de exames médicos. Porém, a maioria dos motoristas não freqüenta ao médico regularmente.


Os caminhoneiros tiveram à disposição exames de saúde gratuitos e ações de conscientização.


De forma gratuita, os caminhoneiros fizeram exames de verificação da pressão arterial, tipagem sanguínea, índice de massa corpórea (IMC), acuidade visual e taxa de glicose.



Outra preocupação do “Saúde na Estrada” foi abordar um tema delicado e de extrema importância da “vida nas estradas”, as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A prevenção a drogas e álcool também será tema de palestras.



Sabe-se que para dirigir um caminhão exige-se disposição e atenção, portanto no meio dessa rotina desgastante é necessário reservar um tempo para cuidar da saúde, fazer os exames de rotina, realizar alguma atividade física e, principalmente, se alimentar de maneira saudável.