Curso de Farmácia participa de Homenagem do CRF-MG

O curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari participou no dia 14 de abril (quinta-feira) da solenidade da Comenda do Mérito Farmacêutico/2011, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG).



Na ocasião foram homenageado farmacêuticos de Uberlândia em reconhecimento e valorização aos serviços prestados à profissão e à categoria, onde receberam a homenagem o farmacêutico Alípio de Sousa Pereira e a farmacêutica Vera Ilma Zago.





O doutor Alípio não pôde comparecer à solenidade, mas foi representado por seu filho, também farmacêutico, Flávio Braga de Sousa Pereira. 

A Comenda representa a maior honraria concedida no setor Farmacêutico Brasileiro e foi criada em 1998 por meio da resolução do Conselho Federal de Farmácia, para homenagear aqueles que colaboram para o engrandecimento da profissão.



Com apoio da Associação de Farmacêuticos de Uberlândia, presidida pelo farmacêutico Euler de Oliveira, a cerimônia foi realizada no Center Convention, e contou com a presença do vice-presidente do CRF-MG, Luciano Martins Rena, da conselheira e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, Rosane de Xavier Machado, da coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Gilda Alves Corrêa, do coordenador do curso de Farmácia da Unipac Araguari, professor Herbert Cristian de Souza, de vários profissionais da região, além do assessor da diretoria e gestor do Capacifar, farmacêutico Alisson Brandão Ferreira e do farmacêutico fiscal na região Alexandre Leal.
A Conselheira Rosane Machado fez a entrega da Comenda ao doutor Flávio de Sousa Pereira, que representou o seu pai Alípio de Sousa Pereira, por sua atuação há 50 anos nas Análises Clínicas. Mesmo aos 75 anos de vida, o doutor Alípio continua exercendo suas atividades como diretor-presidente do Laboratório Santa Lúcia, onde está desde 1967.


Por sua dedicação à profissão, a doutora Vera Ilma Zago recebeu a premiação entregue pelo vice-presidente Luciano Rena. A farmacêutica iniciou sua trajetória na Farmácia em 1982, como proprietária e responsável técnica de drogaria, se especializou em homeopatia e hoje é proprietária de uma farmácia de manipulação.

Após o recebimento da Comenda, na presença da filha Aurea Luiza Zago Bretas, a farmacêutica pediu a palavra para agradecer ao Conselho a homenagem. Ela elogiou o trabalho da atual diretoria e disse que se sentia honrada com a premiação. “Estou muito orgulhosa com esta homenagem e quero agradecer ao Conselho pelo trabalho que vem desenvolvendo em benefício da categoria. Hoje percebo as mudanças que esta gestão tem feito pela melhoria da categoria farmacêutica. Também quero dividir a homenagem com os meus alunos, muitos deles estão aqui hoje como profissionais da área”, disse.



No fim da solenidade, o vice-presidente Luciano Rena ressaltou que desde o ano passado a atual diretoria tem prestado homenagens também aos profissionais do interior do estado e que gostaria de estendê-la a outros municípios. “Temos ido ao interior para homenagear os nossos colegas que muito têm feito para o engrandecimento da profissão farmacêutica. Esperamos que a Comenda do Mérito Farmacêutico sirva como exemplo de postura profissional”, declarou o vice-presidente.