Farmácia e Ciências Biológicas realizam pesquisa científica em Amanhece (Araguari - MG)

No dia 18 de Março de 2011 os alunos extensionistas dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, realizaram no distrito de Amanhece (Araguari - MG) um trabalho de pesquisa científica sobre o conhecimento da população de plantas medicinais. 


O evento contou também com a participação dos alunos do curso de Nutrição, os quais visitaram juntamente com os alunos de C. Biológicas e Farmácia mais de 50 residências do distrito de Amanhece.



O estudo visou a identificação das espécies vegetais nativas e seus produtos usados pela população daquela área, além de analisar como essa comunidade se relaciona com os recursos vegetais. 


O estudo procurou conhecer os hábitos de plantio e cultivo das plantas com apelo terapêutico, e levou em consideração o conhecimento da população mais idosa no preparo e posologia destas plantas medicinais.






Na pesquisa, foram levantados diversos problemas para a promoção de alternativas para a sustentabilidade e uso dos recursos desse bioma.


Diversas entrevistas foram realizadas, e algumas espécies vegetais foram coletadas para futura análise etnobotânica nos laboratórios do Campus.









O trabalho foi coordenado pelos professores Wender Faleiro e Herbert Cristian, o qual envolvel a comunidade e pesquisadores/extensionistas para o melhor conhecimento dos problemas da comunidade propiciando a sua organização em torno de objetivos comuns, a sustentabilidadade e a conscientização da utilização racional da biodiversidade.